Hoje, no século XXI, o ser humano ainda é visto como sendo superior aos outros animais pela maioria da população. Essas pessoas têm tanta certeza quando afirmam tal fato que só podem saber realmente o que estão afirmando.
Mas será que realmente sabem?
Desde a infância assistimos desenhos onde os animais são representados em fazendas coloridas, vacas felizes com seu bezerro e o fazendeiro cantando e tirando o leite de suas tetas, cavalos com celas sendo montados e ovelhas tendo sua lã retirada. Tudo isso com músicas infantis narrando cada ação do fazendeiro. Crescemos com a ideia de que os animais nos "dão as coisas" que eles produzem e que isso é normal e totalmente aceitável. Quando ficamos maiores pedimos de aniversário uma bicicleta e no ano seguinte um cachorro, muitas vezes as crianças exigem certa raça, e os pais compram um shih-tzu branco como compraram a bicicleta azul do ano passado.
Se você fizer parte de alguma religião, como a cristã, além de todas essas influências sobre os animais, ainda tem a influência da própria religião, que ensina desde a escola bíblica dominical para crianças bem pequenas que Deus fez os animais para que os homens os dominassem. Está escrito na bíblia e isso é passado para as crianças, em formas de desenhos bonitinhos e histórias simples de entender, essa informação é armazenada como uma verdade absoluta até a vida adulta, onde os mesmos repassam os ensinamentos para os filhos.
Não é difícil de prever que a maioria das pessoas acha mesmo que os humanos são superiores, quando questionadas o porquê de sermos, a resposta mais comum é:
"Nenhum animal consegue fazer o que fazemos, prédios, cidades, celulares, aviões, somos superiores porque temos tecnologia e dominamos o mundo"
Nossa capacidade intelectual é capaz de proporcionar a nós a experiência de viver como outros animais vivem, mesmo sem termos as mesmas características deles. Humanos não voam? Mas podemos criar aviões. Humanos não respiram embaixo d'água? Podemos criar submarinos! Até ao espaço nossa espécie já chegou. A verdade é que nosso intelecto nos proporciona viver nesse mundo do mesmo modo que a capacidade de voo do pássaro proporciona a ele viver na floresta. O pássaro e o humano estão adaptados ao ambiente de forma igual, não existe ninguém "mais evoluído" que outro.
No cenário atual nossa característica pode até ser considerada a melhor, pois podemos nos adaptar a praticamente todos os ambientes terrestres (e até extraterrestres) por causa da nossa tecnologia. Mas esse cenário pode mudar bruscamente de uma hora para outra. No momento nossa tecnologia nos faz viver bem no planeta, mas se uma bomba nuclear atingir toda superfície da terra, todo nosso intelecto não servirá de nada e os seres que possuem a incrível capacidade de suportar até 10 vezes mais radiação que nós (como a barata) sobreviveriam por muito mais tempo. Não precisamos ir tão longe como um desastre nuclear para ter outro exemplo em que nosso intelecto não ajuda em nada, mas outra característica faz toda a diferença. Imagine que você está em uma floresta e se perdeu do seu acampamento, está um breu total, sua visão humana não consegue distinguir galhos que estão a um metro de distância do seu rosto, porém, acima de sua cabeça voam dezenas de morcegos, que utilizando seu sonar, conseguem desviar de todas as arvores. Nesse momento, seria mais útil para você ter o sonar do morcego que a sua inteligência.
Para quem entende um pouco de evolução fica mais fácil enxergar o porquê de nenhuma característica ser "melhor" que outra. Para ilustrar outra situação vamos imaginar que as características diferenciadas de cada animal é um superpoder. Tem gente que controla o fogo, gente que controla a água e gente que se tele transporta. Mesmo você achando que o tele transporte é o poder melhor ou mais legal na maioria do tempo, de nada ele adiantaria em lugares onde a temperatura fosse muito alta ou muito baixa, nessa hora os outros dois poderes são mais relevantes. Não podemos dizer qual característica é melhor que a outra somente nos baseando no presente, porque a evolução só funciona no presente, em todas os animais ela está atuando se baseando no que eles precisam no atual momento, então todas as características são igualmente importantes para todos os animais que as possuem. Nós, seres humanos, colocamos nosso intelecto em um pedestal simplesmente porque somos nós os possuidores dele. Valorizamos aquilo que temos.
Se alguém ainda quiser sustentar a ideia de que somos superiores por possuirmos a característica mais importante, à luz da evolução, essa pessoa vai precisar procurar outro motivo.
A seguir, um vídeo da série de textos desse blog "textos que todos deveriam ler" que nos mostra de forma lúdica e poética nosso lugar no planeta, para quem ainda está na dúvida.


Comentários
Postar um comentário